Vendas whatsapp 43 3557 1080

(atendimento em horário comercial)

Como Restaurar o Brilho do Rejunte de Pisos e Revestimentos

7 Dicas para Limpar e Restaurar o Brilho do Rejunte de Pisos e Revestimentos

Sabe aquelas manchas escuras que deixam o rejunte dos pisos e revestimentos encardidos? Descubra como deixá-los limpos e brilhantes novamente em passos simples e eficazes. Leia mais para transformar seu lar!

Sem dúvida, uma das coisas que deixam as pessoas mais incomodadas quando se trata da limpeza do banheiro e da cozinha é o rejunte.

Nada mais desagradável do que chegar a esses cômodos e ver que o rejunte está encardido, acabando com a aparência de beleza e até de limpeza.

Afinal, não se pode negar que o rejunte sujo dá mesmo a ideia de que o ambiente não é limpo, por mais que não seja verdade. Isso causa até constrangimento ao receber visitas, por exemplo. A boa notícia é que limpar rejunte pode ser bem mais fácil do que se espera. Aliás, existem macetes que fazem com que a aparência encardida desse rejunte seja eliminada!

Se você está cansado de procurar como limpar rejunte de forma satisfatória e acabar com o aspecto encardido, é só ler este texto, onde trazemos muitas dicas!

Vinagre de álcool

Vinagre de alcool

O vinagre de álcool é um elemento fundamental para que se possa limpar superfícies encardidas e isso inclui o rejunte de banheiro e de cozinha.

O ideal é colocar o vinagre de álcool em um borrifador e espirrar bastante dessa substância no rejunte encardido. Depois disso, a recomendação é deixar esse vinagre por uns 30 minutos fazendo efeito.

Para retirar o vinagre de álcool, uma boa ideia é passar pano com multiuso, o que também vai colaborar para que o ambiente não fique com cheiro de vinagre.

Vale dizer que, se ainda houver áreas encardidas, vale a pena borrifar pela segunda vez o vinagre de álcool e aguardar mais 30 minutos antes de fazer a limpeza.

Alvejante

O alvejante, que também é conhecido como água sanitária, pode ser usado para limpar rejunte, especialmente aquele que esteja encardido.

Contudo, é preciso ficar atento porque a água sanitária ou alvejante tem cheiro bastante forte. O ideal é que se use uma máscara quando se está fazendo essa limpeza.

Se a embalagem do alvejante tem bico dosador, é só aplicar diretamente nos rejuntes encardidos. Outra opção é colocar o alvejante nem uma esponja e esfregar o rejunte.

A forma mais fácil de limpar rejunte que esteja encardido usando alvejante, porém, é borrifando essa substância e deixando alguns minutos.

Aos poucos, esse alvejante vai clareando bastante o rejunte, fazendo com que ele recupere a cor que tinha antes do acúmulo de sujeira.

Pessoas que tenham problemas respiratórios, porém, devem apelar pelos outros macetes apresentados aqui, pois o alvejante pode ser prejudicial.

Desengordurante

Se o rejunte encardido é o da cozinha, existe uma grande probabilidade de que se trate de gordura grudada.

Isso acontece mesmo quando a pessoa é extremamente higiênica. Afinal, a gordura que exala enquanto se está cozinhando acaba grudando na parede da mesma forma.

Por isso, o desengordurante é um dos melhores macetes para limpar rejunte encardido. Inclusive, as marcas têm desengordurantes de aromas variados, o que ajuda até mesmo a deixar o ambiente mais cheiroso.

Vale uma observação: apesar de a recomendação de usar desengordurante ser mais comum para limpar rejunte da cozinha, esse produto também pode ser útil para limpar o rejunte do banheiro.

Isso se dá ao fato de que o próprio corpo humano tem gordura e, conforme se toma banho quente, ela vai sendo eliminada. Com os meses, isso se gruda ao rejunte.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

Um grande amigo de quem deseja limpar rejunte é o bicarbonato de sódio. Isso porque ele costuma “ferver” a sujeira e isso é excelente para que tudo que esteja grudado no rejunte seja eliminado.

A primeira sugestão é que se misture 2/3 de água oxigenada e 1/3 de água oxigenada. No entanto, é preciso que essa água oxigenada seja de apenas 10 volumes e é indicado deixar o rejunte “de molho”.

Outra possibilidade é usar um limão inteiro misturado ao bicarbonato diluído. Pode-se aplicar com um borrifador ou diretamente com um pano, sendo recomendado esfregar com a parte verde da esponja.

Uma ressalva: quem optar pela mistura com limão deve usar luvas, já que o limão pode causar queimaduras na pele quando é exposto ao sol. Se não for possível usar luvas, recomenda-se lavar muito bem a mão antes de sair de casa.

Desinfetante

Uma opção para quem precisa limpar rejunte é o desinfetante. Esse é um produto pensado para acabar com as bactérias, além de ser bastante cheiroso.

Pode-se colocar o desinfetante diretamente na esponja e simplesmente esfregar o rejunte encardido. Se a sujeira estiver muito encrostada, recomenda-se deixar o desinfetante agir por algum tempo.

Vale salientar que alguns desinfetantes têm um aroma forte demais e, por isso, indica-se a diluição com água. Felizmente, isso não faz com que o poder de desinfecção seja prejudicado.

Limpa-rejunte

Para quem preferir, existem alguns produtos que são criados especialmente para limpar rejunte. Eles são recomendados, em especial, quando o rejunte é colorido, já que eles têm a capacidade de preservar a sua cor.

Geralmente, esses são produtos que não precisam “ficar agindo”: é só aplicar sobre o rejunte e esfregar um pouco.

Vale a pena usar uma máscara, caso se sinta que esse limpa-rejunte tem um cheiro forte demais.

Tira-limo

Outro produto interessante para limpar rejunte é o tira-limo. Um dos mais conhecidos é o Cif, destacando que muitas pessoas indicam que se use a versão cremosa porque ela é mais fácil de espalhar.

Se o rejunte estiver muito sujo, pode-se deixar o Cif cremoso por 20 minutos sobre ele para depois esfregar um pouco.

O ideal: manter a limpeza constante do rejunte

manter a limpeza constante do rejunte

Uma vez que se consegue limpar rejunte e acabar com o encardido, é fundamental que se faça uma limpeza semanal para que o quadro não se repita.

Pode-se, uma vez por semana, aplicar desengordurante sobre esse rejunte a fim de que ele não fique encardido. Vale dizer que a recomendação é que se limpe levemente o rejunte sempre que se faz fritura, devido à possibilidade de essa gordura se impregnar na parede.

Manter o rejunte da sua cozinha e banheiro limpo e livre de manchas não só melhora a aparência geral dos seus espaços, mas também contribui para um ambiente mais higiênico e acolhedor.

Com as dicas que compartilhamos, você tem soluções simples e eficazes para combater manchas e sujeiras em rejunte de pisos e revestimentos. Lembre-se, a regularidade é a chave para evitar o acúmulo de sujeira e manchas difíceis de remover. Incorporar essas técnicas na sua rotina de limpeza pode poupar esforço e tempo no longo prazo. Então, coloque as luvas e dê nova vida aos rejuntes da sua casa!