Vendas whatsapp 43 3557 1080

(atendimento em horário comercial)

Como otimizar espaços em 7 passos

Como otimizar espaços em 7 passos

Já pensou em alternativas para a otimização de espaços? Neste post trazemos ideias para você trabalhar a organização sem perder o aconchego e a sofisticação.

Quando o assunto é otimização de espaços, estamos falando de conforto, aconchego, qualidade de vida e bem-estar. Afinal, nada melhor do que uma casa confortável, em que tudo fica organizado e acessível, certo?

Isso é fácil para quem tem espaços amplos. Apesar disso, sempre podem ser feitas melhorias. Já quem vive em um apartamento pequeno precisa adotar mais dicas práticas para ter o mesmo resultado.

Então, o que fazer para otimizar os ambientes? Dos imóveis grandes aos pequenos, as ideias são as mesmas para assegurar o máximo de sofisticação e organização. Basta adaptá-las à sua realidade.

Para facilitar, neste post apresentamos 7 dicas de otimização de espaços. Confira!

1) Escolha cores claras

As cores interferem na qualidade de vida, no aconchego e na sofisticação. Porém, ainda trazem mais benefícios. Elas contribuem com a otimização de espaços. Isso quando são claras. Afinal, essas tonalidades passam a sensação de amplitude. Ou seja, um ambiente com móveis e objetos mais claros parece ser maior.

Além disso, essas tonalidades facilitam a iluminação natural, oferecem uma sensação de profundidade e criam contrastes diferenciados. Isso não significa que você precisa ter uma decoração totalmente baseada no branco, bege, tons pastéis etc.

Vale a pena ter algum ponto focal mais escuro, que pode estar no sofá, em almofadas, em um tapete, em algum móvel etc. O que deve ser evitado é o excesso de cores escuras.

2) Use móveis planejados

A grande vantagem dos móveis planejados é serem criados de acordo com a sua necessidade. Nos ambientes pequenos, tornam-se grandes aliados para garantir a otimização do espaço e a organização de todos os objetos. Em imóveis grandes, traz um ar de sofisticação e elegância.

De toda forma, esses móveis são importantes, porque permitem aproveitar todos os cantos da casa. Outro benefício dos móveis planejados é o fato de ajudarem na decoração. Em vez de serem itens isolados e que nem sempre combinam, você tem certeza de que todos terão o mesmo estilo. O resultado é muito mais sofisticação e elegância.

Em relação ao valor, saiba que o mais importante é o custo-benefício. Um móvel planejado será produzido com o material que você desejar. Aqueles que já são prontos tendem a ser fabricados em MDF ou MDP, que têm qualidade inferior e menor durabilidade, por consequência.

3) Opte por ambientes integrados

O conceito aberto é uma tendência tanto pela organização quanto pela valorização dos espaços amplos e também dos pequenos. Além disso, auxilia no aconchego. Isso porque todo mundo pode conversar, interagir e ficar próximo sem estar, necessariamente, no mesmo ambiente.

A ideia dos ambientes integrados é justamente evitar algumas paredes para ganhar alguns centímetros e ter a chamada amplitude visual. Além disso, é uma forma de ter um ambiente mais moderno.

O mais comum é a sala estar integrada à cozinha. Porém, você pode ter outras ideias. Tudo depende da configuração do seu imóvel. Por exemplo, se ele separar a sala de estar da de jantar, vale a pena uni-las.

4) Troque portas normais por sanfonadas

As portas normais abrem para dentro ou para fora. Por isso, exigem um espaço maior. Isso dificulta a otimização de espaços, especialmente os pequenos. Por exemplo, em um quarto, o guarda-roupa pode ter uma largura até 30 cm menor devido a esse motivo.

Por outro lado, o uso de uma porta sanfonada faz toda a diferença. Elas ocupam um espaço muito menor, porque abrem para o lado. Por isso, você não precisa reduzir o tamanho dos móveis devido a ela.

Sem contar que são fáceis de limpar, bastante resistentes e imunes a pragas, como cupins. Assim, você pode fazer a organização do imóvel sem se preocupar com o seguinte pensamento: “será que a porta vai abrir?”.

5) Adote armários multiuso

Os móveis podem ter essa característica, especialmente se forem planejados. Quer alguns exemplos? Uma quina da cozinha pode se transformar em uma gaveta em formato diferente para evitar que aquele local fique inutilizado.

Ao mesmo tempo, um banco pode servir como baú, um aparador pode ser projetado para ficar encostado no sofá, uma mesa ser adaptada para o balcão da cozinha americana e/ou ser dobrável etc.

6) Use o espaço vertical

Um grande problema de casas e apartamentos é a má utilização do espaço vertical, isto é, das paredes. Em espaços amplos, essa é uma forma de evitar que o cômodo fique lotado e desorganizado. Nos pequenos, é a alternativa para guardar mais coisas sem deixar tudo espalhado.

Então, evite utilizar o local apenas para finalidades decorativas. Por exemplo, floreiras, espelhos e quadros. Nesse caso, os móveis planejados ajudam bastante. Afinal, é possível ter uma prateleira ou uma estante criada especialmente para a sua demanda.

Também é possível instalar nichos, ganchos e outros tipos de suporte. Assim, é possível pendurar casacos, chaves, guarda-chuvas, bolsas etc.

7) Crie ambientes

Especialmente em espaços amplos, você pode criar ambientes. A dica é aproveitar aquele local subutilizado e fazer uma mudança, que pode ser grande ou pequena. Tudo depende do seu orçamento e realidade.

Para explicar melhor e você se inspirar, veja algumas dicas:

  • Utilize os degraus embaixo da escada para colocar bancos extras, expor esculturas, implementar um espaço de brincadeira para pets ou crianças etc.;
  • Coloque divisórias estreitas de madeira ou gesso para dividir um ambiente e criar dois escritórios com aconchego e sofisticação;
  • Construa um mezanino em um local com pé-direito alto e utilize-o para diferentes finalidades. Basta pensar no que sua família precisa.

Então, gostou dessas 7 dicas para otimização de espaços? Como você pôde perceber, elas podem ser aplicadas com baixo investimento e muita criatividade. De toda forma, são alternativas para espaços amplos e pequenos, a fim de garantir organização, aconchego e sofisticação.

Quer receber mais dicas de organização para sua casa? Assine a newsletter da Constrói Materiais e Serviços para Construção e receba dicas e informações em primeira mão!