Conheça os diferentes tipos de janelas
Indispensáveis em qualquer tipo de imóvel, as janelas são itens também colaboram com a estética e bem-estar dos ambientes. Quando posicionadas estrategicamente, permitem boa luminosidade e ventilação. Assim, proporcionam mais conforto térmico.
No entanto, a escolha desses itens também depende do estilo de decoração e de como você pretende que seja a praticidade. Ou seja, existem mais fatores a analisar do que a localização em que as janelas estão colocadas.
Por isso, neste post vamos apresentar os principais tipos, com suas indicações e recomendações de cômodo. Saiba mais.
Quais são os diferentes tipos de janelas?
Seja para imóveis comerciais, seja para residenciais, há vários tipos de janelas disponíveis no mercado. Conheça os principais modelos.
Janela de giro
São bastante comuns em residências e instalações comerciais. Elas têm duas folhas que podem ser abertas para fora ou para dentro do cômodo. Esse tipo de janela é um dos mais indicados para salas ou quartos, pois permite boa ventilação e luminosidade.
Além disso, são indicadas para lugares quentes.Isso porque deixam os ambientes bem arejados. Porém, prefira os modelos com dispositivo de travamento. Assim, você tem mais segurança.
Janela sanfonada
A clássica e sofisticada janela sanfonada é recomendada para ambientes com muito espaço. Sua abertura acontece com a dobra das suas folhas, que são fixadas em um trilho metálico e correm através dele.
Essas janelas de vidro deixam o ambiente bem ventilado, iluminado e oferecem aquele toque de elegância. Isso porque é possível uma abertura de quase 100% do vão. Lembre-se de manter os trilhos sempre bem lubrificados.
Janelas de correr
Amplamente usadas em quartos, salas e cozinhas, as janelas de correr têm duas folhas. A sua abertura ocorre por meio de um suave deslizamento horizontal, o que permite boa ventilação. Ainda é possível controlar a quantidade de ar que entra no ambiente. Assim, você tem mais conforto em dias mais frios ou quentes. É ideal para os modelos fabricados em aço.
Janela guilhotina
O funcionamento desse modelo se assemelha ao da janela de correr. Porém, sua abertura é na vertical. O sistema é composto por duas folhas, sendo uma fixa e outra móvel. Assim, a ventilação é reduzida. Ao mesmo tempo, oferece boa luminosidade.
É ideal para salas e quartos. No entanto, seu travamento deve ser feito da forma correta para evitar acidentes.
Janela pivotante
As janelas para banheiro pivotantes vêm com duas ou mais folhas que giram ao redor do seu próprio eixo. Isso tem uma grande vantagem: é possível direcionar e regular todo o fluxo de ar que entra no ambiente.
Esse modelo também é indicado para áreas de grande circulação e salas. Ideais para janelas altas e estreitas. Contudo, seu sistema de funcionamento não permite a instalação de grades, telas ou cortinas.
Janela projetante
A abertura da janela projetante é feita para o lado de fora do ambiente. Sua folha se projeta para a parte externa em até 90 graus. Por esse motivo, ela é amplamente usada em banheiros, cozinhas e até áreas de serviço. Afinal, esses locais exigem ventilação constante.
O modelo projetante pode ser encontrado em diversos tamanhos e é perfeito para cômodos menores. É possível deixar a janela aberta até em dias chuvosos. Por isso, é mais indicada para cidades quentes.
Janela basculante
A conhecida janela basculante vem com várias folhas acionadas por um dispositivo na lateral. Ele regula a entrada de ar no ambiente. O sistema de abertura acontece com metade das folhas se projetando para fora e a outra metade para dentro, ao mesmo tempo.
Por isso, essas janelas são indicadas para banheiros e lavanderias, que são locais que exigem mais privacidade. No entanto, a visibilidade pode ficar um pouco limitada. São bastante usadas com fabricação em alumínio.
Janela de tombar
Seu funcionamento é bastante parecido com o da janela projetante, porém, ao contrário. Ideal para cômodos menores, a base superior desse modelo se movimenta para dentro do ambiente. A ventilação pode ser regulada e a iluminação também é satisfatória.
Esse tipo é perfeito para casas com crianças pequenas, já que o risco de acidente é praticamente nulo. Além disso, é uma boa ideia para cidades frias, já que permite a regulagem da ventilação.
Como escolher o melhor modelo de janelas para seu projeto?
Além da funcionalidade, você deve atentar a outros fatores. Assim, garante que o projeto da sua residência ou empresa seja o mais adequado possível. Veja o que avaliar:
- Estilo da casa ou escritório: busque a melhor harmonia de materiais para criar um clima aconchegante;
- Material da janela: as janelas podem ser fabricadas em madeira, alumínio, PVC, aço e até outros materiais. Ainda existem vários tipos de vidros, como aramados, laminados e temperados. Considere essas questões antes de definir o melhor material. Por exemplo, o alumínio é mais indicado para banheiros e cozinhas. Em compensação, o aço é contraindicado nessas situações, porque vai enferrujar;
- Objetivo: o que você pretende conseguir com a janela? O intuito é garantir luminosidade? Oferecer boa ventilação? Pense sobre esse critério para definir a melhor alternativa;
- Tipo de abertura: alguns modelos garantem uma abertura completa, como as janelas de giro. Enquanto isso, outras oferecem mais privacidade.
Qualquer que seja a sua opção, a verdade é que existem janelas de todos os tipos e para os diferentes gostos e bolsos. Então, o que está esperando para definir a sua?
Se precisar de mais orientações e ajuda, conte com a Constrói Arapoti. Acesse nosso site e conheça todos os nossos modelos de janelas.