Vendas whatsapp 43 3557 1080

(atendimento em horário comercial)

Como escolher a porta certa

O que considerar na hora de escolher portas internas?

As portas internas fazem grande diferença nos ambientes. Além disso, elas podem ser fabricadas de diferentes materiais. Entenda o que avaliar na hora de escolher as suas.

Se você está construindo ou reformando, sabe que todos os detalhes fazem a diferença no resultado final do projeto. Os diferentes elementos devem combinar para que a decoração do ambiente seja a mais equilibrada possível. Nesse contexto, também estão incluídas as portas internas.

O mercado oferece diversos modelos. Por isso, é importante entender as características de cada um deles para garantir a escolha acertada. Além disso, vale a pena entender quais são as suas necessidades. 

Para ajudar nessa decisão, criamos este post com os principais fatores a serem considerados na sua escolha. Confira.

Medidas das portas

O primeiro passo é verificar qual é a medida necessária para garantir que a porta interna tenha o tamanho adequado. Normalmente, o padrão é 2,10 m de altura por 60 a 90 cm de largura. Caso esse seja o caso, saiba que existem kits completos à sua disposição.

Por outro lado, existem portas feitas sob medida. Isso acontece, especialmente, nos modelos pivotantes. O mais comum nesses projetos é que a largura ultrapasse 1,10 m.

Ainda é preciso atentar a alguns detalhes. Por exemplo, se você vai instalar portas de correr, é preciso que tenha um vão maior disponível. O indicado é que a porta tenha cerca de 1 cm de altura e 2 cm de largura a menos do que a metragem do vão em que será assentada.  

Se você ainda não tiver a medida exata do vão, pode optar pelo tamanho padrão das portas internas, que é bastante usado no mercado. Além disso, considere o material utilizado na fabricação.

As portas de madeira são amplamente usadas em obras residenciais e comerciais. Para as portas de entrada, a medida considerada é de 80 cm de largura. Em casos daquelas usadas em banheiros, a medida padrão é de 60 cm. Já para os outros cômodos, como quarto, sala ou cozinha, a medida é de  70 cm.

Material de fabricação das portas internas

Tipos e modelos de portas

Quando falamos em portas internas, a escolha do material é fundamental. Ele ajuda a deixar o visual do ambiente mais agradável e agrega valor ao cômodo. Portas de madeira, de aço e em PVC são as mais usadas em áreas internas em geral, seja de residências, seja de estabelecimentos comerciais. Entenda as diferenças.

Portas de madeira

Esbanjam requinte e elegância, principalmente se a tonalidade da peça e o acabamento combinarem com o ambiente. Elas apresentam alta durabilidade, além de serem as campeãs em isolamento térmico e acústico.

Podem ser lisas ou trabalhadas e até receber algumas demãos de tinta. Exigem manutenção, especialmente para evitar a ocorrência de cupins e impedir problemas devido à umidade. No entanto, são encontradas a pronta entrega com facilidade.

Portas em PVC

São práticas e trazem aquele ar de leveza, além de serem duráveis. Mas se você procura um toque de sofisticação, elas não são as mais indicadas.

Ainda assim, são bastante indicadas para banheiros, áreas de serviço e outros cômodos úmidos e molhados. Isso porque reduzem a chance de estufamento na lavagem do piso. Outro benefício é a manutenção simples. Basta fazer a limpeza com água e sabão neutro. 

Portas de aço

São as mais duráveis dessas três opções. Em contrapartida, costumam ter um preço mais elevado. Os benefícios são a resistência e a segurança sem perder a flexibilidade e a leveza. A conservação é simples.

Forma de abertura das portas

Outro detalhe importante, mas que muita gente se esquece na hora de comprar portas internas, é a forma de abertura das mesmas. Por mais que pareça estranho, isso faz uma grande diferença no dia a dia. Afinal, todo mundo procura praticidade. Portanto, o ambiente precisa ser funcional. Nesse contexto, as principais alternativas são:

  • Porta de giro: são as mais conhecidas e usadas no mercado por sua praticidade e baixo custo de instalação. São bastante utilizadas em portas de madeira, de aço, alumínio e PVC. A forma de abertura dessa porta é para dentro do ambiente, na maioria dos casos;
  • Porta sanfonada: é ideal para ambientes com espaço reduzido;
  • Porta camarão: tem uma ou mais divisões dobráveis. Por isso, é indicada para vãos maiores;
  • Porta de correr: é muito usada para separar dois ambientes, como o closet e o quarto ou a sala de jantar da sala de estar, por exemplo.

É evidente que existem diversos fatores para analisar ao escolher as portas internas. Ao tomar a decisão certa, você terá o material mais adequado, com maior durabilidade e que fará o seu projeto ficar ainda mais bonito.

E você, quer entender como alcançar o melhor resultado? Veja como arrasar na decoração da sua casa com elegância e praticidade.