Por que você deve usar impermeabilizantes na sua obra?
Usar o impermeabilizante é fundamental para evitar infiltração, umidade e mofo. Por isso, deve ser passado até no alicerce. Saiba mais.
Muitas vezes negligenciado, a passagem do impermeabilizante é uma das etapas mais importantes de uma obra. Isso porque ele isola as etapas da construção e protege os materiais contra a umidade e a infiltração. Como consequência, aumenta a vida útil da edificação.
O ideal é fazer a impermeabilização nas paredes e nos muros externos. Afinal, essas estruturas ficam muito expostas ao sol e à chuva. Portanto, estão sujeitas aos prejuízos causados pelas intempéries do clima.
Ao mesmo tempo, o produto também pode ser aplicado no alicerce. Especialmente, porque é um procedimento simples e com alto custo-benefício. Isso porque evita a manutenção da edificação devido a eventualidades e pode ser feito até com uma tinta impermeabilizante.
Todos esses fatores fazem o processo ser importante. No entanto, existem outros motivos para usá-lo contra o mofo e a umidade. Neste post, vamos apresentar 5 razões para aplicar o produto. Veja quais são elas!
1. Evita prejuízos financeiros
A ausência do impermeabilizante nas paredes, nos muros e até no alicerce compromete a durabilidade da edificação. Na prática, o que ocorre é o seguinte: a água infiltrada impacta o concreto, as alvenarias e a armadura. Isso gera umidade dentro dos ambientes.
Com o tempo, vários prejuízos financeiros são ocasionados. Por exemplo:
- Descolamento de pisos;
- Apodrecimento de reboco;
- Manchas de pintura;
- Oxidação e apodrecimento de esquadrias;
- Desvalorização do imóvel ou necessidade de manutenções frequentes;
- Prejuízos estruturais que diminuem a segurança da edificação;
- Danos na ferragem do concreto, nos revestimentos e na alvenaria;
- Surgimento de deformidades, como corrosão da armadura de aço e deterioração do concreto;
- Danos internos com encanamentos e instalação elétrica;
- Aparecimento de goteiras.
Vale a pena reforçar que o papel do impermeabilizante é criar uma espécie de membrana elástica. Ela acompanha o movimento da superfície. Por isso, evita as fissuras e as microfissuras que surgem devido ao impacto da chuva.
2. Protege contra danos à saúde
A ocorrência de mofo e umidade nos alicerces e nas paredes externas pode chegar à parte interna dos ambientes. Com isso, o ambiente fica insalubre e pode gerar várias doenças nos moradores da casa. Dentre elas, estão:
- Asma alérgica;
- Rinite alérgica;
- Sinusite fúngica;
- Aspergilose broncopulmonar alérgica;
- Micose broncopulmonar alérgica;
- Outros tipos de alergia.
Ainda existem doenças mais graves causadas por fungos do mofo. A pior é a do mofo tóxico, também chamado de preto devido à sua coloração. Ele causa reações bastante variadas. Algumas delas são apenas psiquiátricas. Por exemplo, ansiedade, depressão, falta de clareza mental, problemas de atenção e insônia.
3. Mantém a estética do ambiente
Alguns dos prejuízos financeiros citados antes também podem ser mencionados aqui. É o caso do descolamento de pisos e das manchas de pintura. A questão é que, além do dinheiro para a reposição, você tem um prejuízo estético claro.
Afinal, quem gosta de ver seu piso estralando ou até mesmo levantado devido ao descolamento? Ou da pintura toda manchada e descascada? Sem contar que a estrutura que passa pela aplicação de impermeabilizante facilita a limpeza e torna o local mais agradável.
Até mesmo porque o mofo pode gerar prejuízos à decoração. Se a parede da sala tiver esse problema, por exemplo, ele pode afetar as almofadas, o sofá, o tecido de uma cadeira etc. E a partir do momento que aparecem as manchas, será difícil limpar.
4. Garante o cumprimento das normas técnicas
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina as regras a serem seguidas para o bom andamento das obras na construção civil, dentre outras áreas. Ainda que suas diretrizes não sejam obrigatórias, são altamente recomendadas.
Para evitar a infiltração, a umidade e o mofo, a ABNT criou a NBR 9575:2010. Ela trata justamente da impermeabilização. Por isso, indica o que deve ser feito e as recomendações a serem seguidas para garantir as condições mínimas de proteção geral da obra. Além disso, essa norma protege a saúde, o bem-estar e a segurança dos moradores.
5. Economia com manutenção
As infiltrações levam ao aparecimento de deformidades e patologias na estrutura. Isso gera a deterioração do concreto e a corrosão da armadura de aço. Além disso, vários problemas podem aparecer e exigir a correção do serviço.
A questão é que esse gasto acaba sendo mais elevado. Assim, vale a pena realizar o procedimento desde o começo para aumentar a resistência e a durabilidade da obra.
O custo vai variar de acordo com o tipo de infiltração existente e os outros danos gerados. De toda forma, a média vai de R$ 400 a R$ 6.500. Se você fizer durante a construção, os gastos serão menores, até porque você não precisará trocar o piso, os móveis, as esquadrias, os revestimentos etc.
Portanto, existem vários motivos para passar o impermeabilizante na sua obra. De toda forma, sempre vale a pena escolher um produto de qualidade em uma empresa de confiança. A Constrói Materiais e Serviços para Construção tem tudo o que você precisa para adquirir os melhores produtos.
Então, que tal saber mais sobre o processo de reforma? Veja como otimizar esse processo de forma simples e eficaz.